/
/
UX Design: O que é e qual sua relevância no contexto atual?

UX Design: O que é e qual sua relevância no contexto atual?

UX Design: O que é e qual sua relevância no contexto atual?

A User Experience, como o próprio nome pressupõe, tem como objetivo tornar a experiência do usuário mais prática, inclusiva e acessível. Quer saber como? Continue a leitura.

Uma forte tendência atual, o UX Design influencia diretamente na usabilidade e na interação com as interfaces digitais. É fato que o mercado está cada vez mais exigente e que já não há espaço para experiências que não levam em conta os tipos de usuários e suas necessidades específicas.

O UX Design parte do pressuposto de que o usuário é o foco, logo todos os produtos e serviços digitais devem ser pensados e projetados para as mais diversas situações e contextos. Neste sentido, o primeiro princípio do UX Design visa criar experiências equivalentes a todas as pessoas, sem distinção nem comprometimento da compreensão do conteúdo, possibilitando que cada usuário consuma o mesmo conteúdo da forma que preferem e/ou necessitam.

Logo, remover ou limitar a usabilidade das plataformas é inegavelmente um dos maiores erros para quem quer praticar o conceito de UX Design em sua totalidade. Desta forma, orientação de tela, fonte, cores, contraste e demais princípios do design precisam obrigatoriamente ser acessíveis e inclusivos, para que o usuário esteja no controle de tudo.

Neste contexto, os designers precisam estar atentos a essa necessidade crescente do mercado para criar produtos digitais que possam ser usados pelo maior número possível de pessoas, partindo do viés de que cada pessoa é única, e possui habilidades e particularidades que as divergem, seja idade, grau de conhecimento e formação, necessidades especiais e até mesmo questões ambientais, que possam intervir ou comprometer o consumo do conteúdo.

As grandes marcas já entenderam isso e vêm criando cada vez mais formas distintas de transmitir o conteúdo ao seu público, levando em consideração as especificidades de cada usuário.

Como praticar um design mais acessível?

Para que haja comunicação de fato, suas informações precisam ser compreendidas. Seja nas cores, no contraste, nos padrões e ícones, o UX Design deve abranger algumas premissas que facilitarão a compreensão do que está sendo comunicado, como por exemplo: vários tons para destacar informações importantes, fontes grandes e legíveis, sem muitos detalhes. 

É aquela velha máxima, “o menos é mais”, simplifique para que todos possam visualizar o conteúdo. Cores análogas (opostas no círculo cromático) podem ser uma ótima saída para dar mais peso, o inverso também é válido, às informações.

E quando as informações exigirem maior complexidade?

Bom, nesse caso podemos pensar em um infográfico. Uma forma mais ilustrativa de transmitir informações fazendo uso de iconografia e artifícios pictóricos, fatores que irão propiciar o entendimento.

O trabalho do designer atual vai muito além da estética, estamos falando de aplicabilidade, projetos que comuniquem com clareza para todos os públicos e resolvam questões de forma prática, intuitiva e inclusiva, visando levar o conteúdo com eficiência e autonomia para qualquer que seja o usuário, com ou sem necessidades, proporcionando a mesma experiência para cada um deles.  

E aí, este conteúdo foi relevante para você? Compartilhe este post se você gostou das informações que trouxemos e continue nos acompanhando para saber mais sobre nossas ideias, soluções e resultados!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Veja

também:

Aqui e agora. Sua empresa está imersa no cenário digital?
Investir no marketing digital deixou de ser uma hipótese para se tornar uma obrigatoriedade para quem quer garantir seu espaço…
UX Design: O que é e qual sua relevância no contexto atual?
A User Experience, como o próprio nome pressupõe, tem como objetivo tornar a experiência do usuário mais prática, inclusiva e…

Faremos

por você

Enquanto muitos falam, nós ouvimos!
Entre em contato, somos sociáveis:

/AgenciaMona

(49) 3442-2177

mona_agencia

(49) 98423-0706

agenciamona

mona@agenciamona.com

(49) 3442-2177

Rua Júlio Moritz, 578 – Concórdia/SC