/
/
Vídeo marketing: tudo o que você precisa saber para usar na sua estratégia digital

Vídeo marketing: tudo o que você precisa saber para usar na sua estratégia digital

O vídeo tem se mostrado promissor para muitas marcas. Descubra como utilizá-lo na sua estratégia para gerar resultado!

Diversos tipos de conteúdos invadem as redes sociais todos os dias em busca de visualização e engajamento. É o popular: me nota. Afinal, você não faz posts para ninguém ver, não é mesmo? E um dos formatos que cumpre muito bem esse papel é o vídeo: 80% das pessoas lembram de ter visto um anúncio em vídeo nos últimos 30 dias e ainda 46% delas tomaram uma ação a partir dele, o dado é da Video Brewery.

Mas, para alcançar um bom resultado usando o vídeo marketing nas redes, é preciso conhecer melhor essa poderosa estratégia e saber quais são as melhores práticas. Fique sabendo, que, não basta produzir e nem postar uma produção audiovisual.

Quer saber como ter propósito na produção dos seus vídeos e como criar o planejamento certo para divulgar? Veja neste conteúdo tudo que você precisa saber para dominar as redes com seus vídeos!

Por que usar o vídeo na minha estratégia?

O vídeo marketing não se tornou uma tendência de sucesso à toa. Ele é um conteúdo dinâmico, fácil de ser consumido e que consegue um bom alcance. Conheça a seguir os benefícios que o conteúdo em vídeo pode gerar para sua marca:

Aumento do tráfego

Já parou para pensar em quantos vídeos aparecem no seu feed do Facebook? Pode observar: a maioria são conteúdos em vídeo. Além disso, você pode reparar também que esses vídeos têm muitos comentários, compartilhamentos e curtidas. Isso acontece porque o engajamento para este tipo de conteúdo é maior, o que por consequência alcança muitas pessoas e aumenta o tráfego para a sua página. Para 2019, a previsão é de que mais de 80% do tráfego da internet seja para vídeos.

Maior alcance e relevância

Como dito anteriormente, várias pessoas curtem, compartilham e comentam as postagens em vídeo, logo isso faz com que o alcance também seja maior. O que resulta em mais pessoas vendo o vídeo e conhecendo a sua marca. Segundo pesquisa da ComScore, páginas com vídeos aumentam a permanência do usuário em até 2 minutos, o que é excelente para fazer o usuário tomar alguma ação e dar relevância para sua página.

Mais entendimento para o usuário

O guru do marketing, Dr. James McQuivey da Forrest Research, disse que um minuto de vídeo é igual a 1,8 milhões de palavras. Graças ao recursos visuais e sonoros, o usuário consegue entender melhor a mensagem que o vídeo quer passar. É por isso que o vídeo é ideal para explicar processos ou o que a sua empresa faz, as chances de entendimento são maiores e de visualizações também.

Aumento do ROI

Por consequência das vantagens acima, o retorno sobre o investimento no vídeo pode ser maior para sua empresa. 51,9% dos profissionais de marketing disseram que o vídeo tem um dos melhores ROIs, além de ter 80% de conversão em landing pages. Por isso, se bem feito e com estratégias de divulgação bem aplicadas, o investimento da produção audiovisual compensa.

Tipos de vídeo marketing que você pode usar

Agora que você já entendeu como os vídeos podem ser benéficos, chegou a hora de descobrir: qual a melhor opção?

Primeiro, você precisa conhecer os principais formatos e para que servem. Conheça melhor cada um deles a seguir.

Ao vivo

Os vídeos ao vivo, também chamados de lives e transmissões ao vivo, são feitos em tempo real. Normalmente, basta ter um celular com uma câmera de boa qualidade para produzir este formato. Muitas marcas optam por lives para mostrar eventos, contar novidades ou quando querem uma interação maior com o público. Um exemplo deste vídeo é o Webinar, que normalmente traz assuntos ricos e específicos abordados em uma espécie de conversa, como um seminário on-line.

Cases/Depoimento

Vídeos cases são produzidos para mostrar casos de sucesso de empresas. Geralmente são captados depoimentos dos envolvidos e cenas da empresa. Esse conteúdo é excelente para nutrir seus leads no fundo do funil.

Tutoriais

Precisa mostrar o funcionamento do seu produto/serviço ou treinar sua equipe? O vídeo tutorial é o indicado para isso. Esse vídeo ajuda o seu público a realizar determinada ação sem a ajuda da sua empresa, por exemplo. É o famoso passo a passo.

Teaser

O vídeo teaser é curto e serve para divulgar um lançamento. Por exemplo, o lançamento de uma série de vídeos, de um empreendimento, de um carro etc. Ele serve para avisar o público, despertar interesse e curiosidade.

Institucional

Esse você já deve conhecer: o vídeo institucional mostra o que a empresa é, evidenciando sua missão, visão, valores e propósito. Além disso, faz questão de falar da atuação da empresa na sociedade, políticas internas e seus diferenciais. Normalmente não é falado de produtos ou serviços específicos, apenas sobre a cultura do negócio. O institucional é feito para fortalecer a marca.

Animação

Animações são ideais para mostrar funcionalidades e explicar produtos e serviços. Por serem coloridas e usarem recursos animados, são os vídeos preferidos por muita gente e que alcançam muitas visualizações.

Comerciais

Esse vídeo é promocional, feito para vender ou anunciar um produto ou serviço. Amplamente divulgados na TV.

Canais de divulgação do vídeo

Depois de produzir e ter o vídeo pronto, você precisa divulgar de forma estratégica. Conheça os canais mais populares para isso:

TV

A TV é um dos meios mais tradicionais para divulgação. Opte por ela se quiser atingir um público que não está nas mídias digitais, o preço para divulgação é mais caro, mas o alcance pode ser grande.

Youtube

O Youtube é o principal canal de vídeos do mundo e o segundo maior buscador, atrás apenas do Google. Por isso, o ideal é que você crie um canal para divulgação e ainda procure otimizar a postagem do vídeo com técnicas de SEO para um maior alcance e para que o seu vídeo seja encontrado pelo usuário. Além de postar no seu canal, você também pode colocar anúncios na plataforma.

Facebook

Como já dissemos aqui, a maioria dos conteúdos do Facebook são vídeos e esse formato vem ganhando cada vez mais espaço e destaque na rede.

Segundo a Buzzsumo, os vídeos são os que mais geram engajamento (curtidas e compartilhamentos), se comparados a publicações normais. Não deixe de publicar seu vídeo no Facebook.

Instagram

O vídeo no Instagram deve ser feito pensando no seu público e no que ele deseja consumir. Você pode explorar esse conteúdo em forma de live, nos stories do Instagram (vídeos curtos) e no IGTV (vídeos mais longos). Para publicar no feed o tempo é mais limitado: 60 segundos. Nessa rede social os vídeos são fáceis de consumir, tudo só vai depender da sua estratégia.

Twitter

No Twitter, os usuários também adoram interagir, assistir e descobrir vídeos. Segundo pesquisa da própria rede, 80% dos usuários consome este conteúdo e ele pode gerar até 2,5 vezes mais respostas e 2,8 vezes mais retweets.

Site

60% dos visitantes de uma página na web com vídeo clicam para assisti-lo antes mesmo de ler uma palavra sequer do conteúdo. Esse dado apresentado pela PageWiz indica que o vídeo pode fazer o seu usuário permanecer mais tempo na página do seu site e se engajar. Você pode incorporá-lo no site ou criar uma página para materiais em vídeo.

E-mail

Já pensou em inovar ao mandar aquele e-mail? Segundo a Experian, incorporar o link de um vídeo no e-mail pode aumentar em até 21% as taxas de conversão, se compararmos com aqueles que usam apenas uma imagem estática.

O vídeo pode aproximar sua empresa do cliente, gerando curiosidade e despertando o interesse do usuário.

Linkedin

A rede social profissional também pode gerar bons resultados e gerar 20x mais potencial de compartilhamento. Ainda mais se o seu público for de decisores, inclua essa rede na sua divulgação.

Como criar uma estratégia para vídeo marketing?

Vídeos não podem ser produzidos apenas porque alguém lhe disse ou porque você acordou com essa decisão. Os vídeos precisam ser parte do seu marketing digital e devem ser feitos de forma estratégica. Caso contrário, você pode correr o risco de não alcançar o que quer e a produção se torna uma grande furada.

Tenha algumas definições para produzir um material mais assertivo, como as abaixo:

  • Objetivo: você precisa definir um objetivo a ser alcançado com a criação do vídeo. Tenha uma finalidade a ser alcançada, como engajamento, conversão, interação, sempre pensando em que esse conteúdo se encaixa no seu planejamento digital;
  • Métricas: para saber se a postagem do seu vídeo vai alcançar o objetivo esperado, você precisa ficar de olho em algumas métricas, como quantidade de conversões, engajamento e tempo que o usuário assiste ao vídeo e abandona;
  • Público e mercado: antes de produzir o conteúdo em vídeo você precisa conhecer a fundo o seu público, saber suas dores e conhecer seus gostos, tudo para criar um material que realmente seja relevante. Além disso, estude o mercado e sua concorrência para analisar suas produções.

Pronto para dar o play na sua estratégia de vídeo marketing?

Se antes você já pensava em produzir vídeos para o seu marketing digital, com as informações desse post suas ações ficarão mais assertivas. Só não deixe de buscar mais conhecimento e conhecer parceiros que podem lhe ajudar nessa produção.

Falando nisso, você já conhece a Agência Mona? Ajudamos sua empresa a comunicar com eficiência através de estratégias de marketing digital. Inclusive, na produção de vídeos. Quer saber mais? Entre em contato!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Veja

também:

Black Friday: o que sua empresa pode fazer para vender mais
Seu negócio ainda não está pronto para a Black Friday? Confira dicas e estratégias para alavancar suas vendas e atrair…
Instagram anuncia três novidades: confira um resumo completo de cada funcionalidade.
Em apenas uma semana o Instagram anunciou três novidades! Descubra as últimas funcionalidades da plataforma mais ativa e relevante da…

Faremos

por você

Enquanto muitos falam, nós ouvimos!
Entre em contato, somos sociáveis:

/AgenciaMona

(49) 3442-2177

mona_agencia

(49) 98423-0706

agenciamona

mona@agenciamona.com

(49) 3442-2177

Rua Júlio Moritz, 578 – Concórdia/SC